sábado, 2 de fevereiro de 2008

O Dia em Que Não Fui


o
O eterno insatisfeito ser humano, sempre buscando barreiras para ser uma pessoa infeliz. Esse é o humano contemporâneo. Em que a busca da felicidade é algo extremamente impossível e o que conta é "tentar" ser feliz, e não o ser.

Qual é a diferença?
Simples, o abismo que existe entre o "tentar" e o "ser". Mas vocês irão perguntar:
- Pra ser não é preciso "tentar"? E é essa a diferença.

Viver simplesmente por viver e esperar que o tempo faça com que nossa felicidade venha de encontro conosco é completamente o oposto do "tentar"que realmente nos faz feliz.
A felicidade não se trás, mas se busca e buscar é algo completamente complexo para o ser humano que tanto faz questão de barreiras para seus objetivos.

O que é ser feliz?
Difícil dizer.
O que é ser feliz para você?
Aí, já fica mais fácil...

Não, não fica.
Porque a felicidade não depende mais de uma classifição geral e sim o que cada um tem que atingir para ser feliz. E quando se trata da boa vontade de tentar algo, já fica muito mais complicado.

A questão se trata da covardia e do comodismo em que o homem se encontra. Isso, também pode se chamar hipocrisia, pra muitos dos que dizem tentar e fazer algo para ser feliz.
Eles fazem, mas infelizmente, a felicidade não depende apenas de você depende de muito mais coisas que você pode mudar. Acho que ao dizer tudo isso no texto acabei de me tornar o pior inimigo dos livros de auto-ajuda.

Mas independente disso, existe a fé.
A fé em que todos tem dentro de si mesmode que as coisas vão mudar, vão melhorar. Essa fé todos têm. Muitas pessoas vão dizer que não tem, mas se até os suicídas a tem, porque todo o resto não a teria? Afinal, o suicida se manda desse mundo, para que deixe de viver algum tormento. Tormendo que o deixa infeliz.
Muitos dizem que é fugir da realidade, covardia para enfrentar a vida. Um jeito facil de se livrar dos problemas.

Será que realmente é covardia? Se o objetivo é não ter problemas, simples e facil resolve-los se matando. Essa é a esperança, a fé, de atingir algo. Precisa ser muito homem para tirar a propria vida, por mais fuga que seja.

Eu acredito que eu seja um completo covarde, deixo de viver muito, por medo, insegurança. Algo que barra o viver, que barra uma felicidade promissora quem sabe...

Mas vivo a filosofia, melhor prevenir do que remediar. A filosofia dos trouxas, ou dos espertos.

Dizem que ser pessimista é algo que não tem de nada contribuir, mas vocês já se perguntaram quantas vezes seu pessimismo lhe preveniu de algo que talvez não valesse a pena? Prevenir um futuro erro a ser cometido, por medo?

E agredado a tudo isso, vem o arrependimento. Ao mesmo tempo que o pessimismo carrega consigo o "alívio", também carrega consigo o "arrependimento".

"Prefiro me arrepender do que fiz, e não do que deixei de fazer."
Será?

Dizem que se arriscar é aprender. Se arrepender é aprender.
Mas quantas vezes nós caimos no mesmo erro.

O problema é que o ser humano esquece que é humano, e acha que a vida é resumida em teorias ou em frases feitas.
Prova disso é o número absurdo de livros de auto-ajuda no mercado. Será que a vida se resume no "Segredo"?
Poxa, seria bom não é?

Não nos resta entender como funciona.
Nos resta apenas seguir um caminho.
Optar por pelo que acreditamos ser melhor para nós para chegar a tão cobiçada felicidade.
Seja agora ou mais para frente.

Nenhum comentário: