quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Os neoPacientes

Existem determinados tempos da nossa vida em que tudo parece ser uma droga... Já repararam? É a faculdade que é uma droga, é o tempo que não é suficiente, são os amigos que incomodam inacreditavelmente, o emprego que não te deixa feliz, enfim, nada é bom, e para completar com a frase mais clichê, “o ser humano é um eterno insatisfeito”. Ainda escrevo algo provando que as frases mais clichês são as mais verídicas e funcionais no meio moderno.

Mas aí vem o problema... Como resolver tudo isso? Cada pessoa administra de um jeito. Umas administram com o terapeuta, mas não cuidando de si, apenas justificando tudo com “meu terapeuta disse”. Provavelmente vocês conhecem alguém assim.
“Meu terapeuta disso que tenho que fazer algo... Meu terapeuta disse que estou em processo de depressão... Meu terapeuta disse que tenho que ser mais ousado... Meu terapeuta disse que preciso viajar...”
Interessante que realmente, muitas coisas que o terapeuta fala são completamente viáveis, mas até onde você, o “paciente”, age de acordo com o que o terapeuta fala. Para mim, muitas das terapias não são nem um pouco terapeutas, não por causa do profissional, mas por causa do paciente que se sustenta apenas na segurança do fato de “ter” um terapeuta que diz algo sobre você.

O fato se resume que hoje em dia, o ser humano anda tão carente de atenção, e muitas vezes, carente de pena. Hoje, ele não busca mais alguém para ouvir e administrar o que, e como resolver um problema ou uma crise que se passa. Na verdade ele busca a atenção de mostrar para os outros de como ele está mal, ele busca o reconhecimento dos outros de como ele precisa de algo ou de como a vida é está sendo extremamente cruel.
Posso estar errado, mas digo isso não apenas por concluir, mas porque eu já fui e em determinadas situações ainda sou, e por observar o comportamento de pessoas a minha volta. E também, só digo isso porque faz sentido. Afinal o ser humano é um eterno insatisfeito, e um eterno preguiçoso.
É muito mais fácil fazer com que as pessoas vejam como você está no fundo do posso e te ajudarem de alguma forma do que você, eterno acomodado, aceitar uma extrema fraqueza sua e tentar passar por cima disso.É muito mais fácil, e sacia muito mais a necessidade principal que é a carência. Carência de algo que o mundo moderno hoje, já não pode mais suprir.
Mas será que aprender a cuidar-se sozinho e se auto-criticar, além de por em prática o que os “terapeutas” dizem não é algo extremamente necessário em uma sociedade tão egocêntrica em que vivemos?
Creio que seja, mas também creio que não. Afinal, cada um é cada um. Muitos procuram saciar a carência, outros a se conhecer e a se virar sozinho. Cada um é cada um e cada um é cada um.

Mas sem duvida, não é melhor terapeuta do que nós mesmos, quando se trata de auto-conhecimento, o difícil é tirar o diploma nessa área, ainda mais sozinhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

eita que o rapaz ta inspirado... concordo em muitas coisas que você falou. essa onda de tudo levarem para um terapeuta é sintomático de como andam as coisas. as pessoas andam muito solitárias, frigilizadas, precisando de muletas pra andar. e reforçam a autoridade de alguem que lhes digam o que fazer, por onde caminhar, sem ao menos perceber que quem deve fazer, escolher, são elas mesmas. claro que alguns precisam desse apoio, mas muitos poderiam caminhar com seus próprios pés. esse mundo anda tão frágil, ne? mas como tu disse: difícil é tirar diploma nessa área, ainda mais sozinhos. bjão rapaz! ;)